quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Paozinho delícia


Pra comecar a série de salgadinhos para festa: o paozinho.
Muito popular na Bahia e pouco conhecido no resto do Brasil, esse paozinho é salgadinho certo em aniversários, casamentos, formaturas etc. Com ou sem recheio de creme de queijo, com ou sem acompanhamento de uma bandeja de frios ele é gostoso e leve, agradando a maior parte das pessoas.
Aprendi essa receita com uma famosa e super requisitada culinarista da minha cidade natal, Feira de Santana. Vi o passo-a-passo que ela gentilmente me mostrou e cheguei a conclusao que fazer essa delícia é mais fácil do que se imagina, vale a pena tentar!

Rendimento: 60 paezinhos tamanho coquetel (geralmente eu faco meia receita)

1 kg de Farinha de trigo
02 copos americanos de leite
01 copo americano de agua
01 col. de sopa de margarina ou manteiga
1/2 copo americano de óleo
1 xícara (cheia) de açúcar
02 col. de sopa cheia de fermento em pó químico (para pães)
01 colher de sopa (rasa) de sal
01 ovo

Modo de fazer:
Numa panela coloque a água + leite + açúcar + sal e deixe aquecer um pouco (aprox. 4 min, não deixe ferver!) e reserve. Misture com as mãos a farinha de trigo, o fermento, o ovo, meio copo de óleo e a manteiga ou margarina num recipiente espaçoso (mini bacia), depois de misturados vá acrescentando aos poucos os líquidos misturados na panela. Forma uma massa bem pastosa, que vc vai vai mexer vigorosamente com as mãos durante uns 5 a 10 minutos até formar bolhinhas.
Depois é só forma bolinha com a técnica que é o segredo de tudo: puxe uma porção da massa, dobre as laterais dessa porção "para dentro"e esprema a porção da massa, fechando as mãos! a bolinha que saír entre o dedo indicador e o polegar é o pãozinho já no formato certo (untando a Mao com óleo)... va colocando numa forma untada e pronto. Deixe descansar por 1 hora e meia e local abafado.
Em seguida, deixe os paõzinhos cozinharem em forno pré aquecido (sim, eles não assam! quando a base começar a mudar de cor: tire do forno!!!) por 10 a 15 minutos depois pincele com manteiga e polvilhe com parmesão fresco ralado.

RECHEIO de Creme de Queijo:


· 250 ml de leite
· 2 colheres cheias de sopa de queijo parmesão ralado
· 2 colheres de sopa de amido de milho
· 1 colher de sopa cheia de manteiga

Misture bem, e leve-os ao fogo brando sempre mexendo ate formar um creme. Reserve para que esfrie.
Depois de frio, ponha no copo do processador,misture tudo ,acrescentando um pouco de creme de leite.

0 comentários:

Postar um comentário