segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Camarao empanado


Com a mesma massa da coxinha mostrada no post anterior, voce tambem pode fazer deliciosos camaroes empanados! Si, ficam igualzinhos a aqueles servidos em formatura e casamento que a gente come rezando...


Massa:

A mesma da coxinha, a única alteracao é acrescentar caldo de camarao ou caldo de peixe.


Recheio:

- Camaroes limpos tamanho grande

- 01 Limao

- Sal e pimenta a gosto

- Tempero pronto ( tipo Fondor)

- Palitos para espetinhos ou palitos de dente

- Tirinhas do seu queijo preferido


Modo de fazer:

Deixe os camaroes descongelado marinar na mistura do suco de 01 limao, sal, pimenta e tempero pronto durante pelo menos 30 minutos. Em seguida, espete os camaroes nos palitos de forma que fiquem retos. Cozinhe os camaroes no palito em agua fervente e sal durante 3 minutos. Retire e espere esfriar. Quando esfriar, modele os salgadinhos: abra a massa na mao formando um círculo, posicione o camarao envolto na fatia de queijo, com o rabinho fora da massa. Aperte para a amssa se integrar ao camarao e ao queijo. Empane da mesma forma que as coxinhas e frite em óleo quente. Pronto!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Coxinha prática


Voltei!!!!!!! Depois de quase 3 meses sem postar, tô de volta!

Pensei numa receita gostosa e prática pra voltar pro blog com o pé direito, lembrei logo dessas coxinhas que sempre fazem sucesso... quem nao gosta de coxinha, né? Ta aí essa receita pra quem pensava que essa maravilha é um bicho de sete cabecas, é mais fácil do que muita gente imagina! Essa foto foi tirada no meu aniversário esse ano, nao esta muito boa, mas da pra ter uma nocao de como as coxinhas dessa receitam ficam.

Dica: Faca o recheio no dia anterior, assim alem do sabor dos temperos ficarem mais acentuados, o "trabalho" é menor. Aí no outro dia voce faz apenas a massa, coloca o recheio ja preparado, modela, empana, frita e bom apetite!

Dica 2: NAO pode faltar coentro no recheio, é o que dá o toque especial.

Coxinha prática (rendimento: 40 coxinhas pequenas)

INGREDIENTES:

Massa:
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de leite
2 tabletes de caldo de galinha ou bacon
1/2 xícara (chá) de batata cozida e espremida (opcional)
1 colher (sopa) de manteiga
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Margarina para untar

Para Empanar:
Farinha de rosca
Agua fria
óleo para fritar

Recheio
700g de frango desfiado
1 xicara do caldo do cozimento do frango
2 colheres de azeite
1 cebola pequena
2 dentes de alhos
2 colheres de sopa de colorau ( na Alemanha: Paprica Süß)
Temperos a gosto (uso cebola, coentro e salsinha bem picados)

MODO DE PREPARO:
Recheio: em uma panela coloque o azeite, alho picado e a cebola e frite coloque o frango desfiado e os temperos de sua prefêrencia. Refogue por uns 5 minutos, retire do fogo coloque o caldo do cozimento do frago e o colorau, misture. Espere esfriar, faça as coxinhas, com a ajuda de um coador mergulhe-as na agua fria, passe na farinha de rosca e frite em oleo bem quente
.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Empadinha cremosa


Ingredientes:
  • 250g de Margarina
  • 01 ovo
  • Sal a gosto
  • Farinha o quanto baste ( o ponto da massa é quando formar uma bola e nao grudar nas maos)

Modo de fazer:
Misture com um garfo ou fouet a margarina, o ovo e o sal. Em seguida, va acrescentando a farinha de trigo ao poucos até dar o ponto ideal da massa. Enrole em plástico e deixe descansando na geladeira durante 20 minutos.
Abra a massa nas forminhas, coloque o recheio, forme tampinhas com a massa e feche as forminhas, pincele com uma mistura de gema e 01 colher de sopa de oléo. Leve ao forno pre-aquecido durante 10 a 15 minutos. Prontinho.


obs:
- se nao tiver fôrma para empadas, use fôrma para muffins, tambem dar certo!
- nao é preciso untar as forminhas
- coloque o recheio de sua preferência, o recheio de frango que eu uso é esse:

Recheio
600g de peito de frango cozido e desfiado ou processado no mixer ou liquidifcador (reserve um pouco do caldo do cozimento)
3 colheres de requeijão cremoso ou creme de leite
2 colheres de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alhos picados
Azeitona picada a gosto
2 colheres de sopa de colorau ( na Alemanha: Paprika Süß)
Coentro, salsinha e cebolinha a gosto (nao deixe de usar, é isso que garante o sabor do recheio!)

MODO DE PREPARO:
Recheio: em uma panela coloque o azeite, alho picado e a cebola e frite coloque o frango desfiado, a agua do cozimento e os temperos de sua prefêrencia. Refogue por uns 5 minutos, retire do fogo coloque o requeijão e o colorau, misture. O recheio deve ficar úmido e cremoso, para nao ressecar a empada. Espere esfriar e utilize.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Paozinho delícia


Pra comecar a série de salgadinhos para festa: o paozinho.
Muito popular na Bahia e pouco conhecido no resto do Brasil, esse paozinho é salgadinho certo em aniversários, casamentos, formaturas etc. Com ou sem recheio de creme de queijo, com ou sem acompanhamento de uma bandeja de frios ele é gostoso e leve, agradando a maior parte das pessoas.
Aprendi essa receita com uma famosa e super requisitada culinarista da minha cidade natal, Feira de Santana. Vi o passo-a-passo que ela gentilmente me mostrou e cheguei a conclusao que fazer essa delícia é mais fácil do que se imagina, vale a pena tentar!

Rendimento: 60 paezinhos tamanho coquetel (geralmente eu faco meia receita)

1 kg de Farinha de trigo
02 copos americanos de leite
01 copo americano de agua
01 col. de sopa de margarina ou manteiga
1/2 copo americano de óleo
1 xícara (cheia) de açúcar
02 col. de sopa cheia de fermento em pó químico (para pães)
01 colher de sopa (rasa) de sal
01 ovo

Modo de fazer:
Numa panela coloque a água + leite + açúcar + sal e deixe aquecer um pouco (aprox. 4 min, não deixe ferver!) e reserve. Misture com as mãos a farinha de trigo, o fermento, o ovo, meio copo de óleo e a manteiga ou margarina num recipiente espaçoso (mini bacia), depois de misturados vá acrescentando aos poucos os líquidos misturados na panela. Forma uma massa bem pastosa, que vc vai vai mexer vigorosamente com as mãos durante uns 5 a 10 minutos até formar bolhinhas.
Depois é só forma bolinha com a técnica que é o segredo de tudo: puxe uma porção da massa, dobre as laterais dessa porção "para dentro"e esprema a porção da massa, fechando as mãos! a bolinha que saír entre o dedo indicador e o polegar é o pãozinho já no formato certo (untando a Mao com óleo)... va colocando numa forma untada e pronto. Deixe descansar por 1 hora e meia e local abafado.
Em seguida, deixe os paõzinhos cozinharem em forno pré aquecido (sim, eles não assam! quando a base começar a mudar de cor: tire do forno!!!) por 10 a 15 minutos depois pincele com manteiga e polvilhe com parmesão fresco ralado.

RECHEIO de Creme de Queijo:


· 250 ml de leite
· 2 colheres cheias de sopa de queijo parmesão ralado
· 2 colheres de sopa de amido de milho
· 1 colher de sopa cheia de manteiga

Misture bem, e leve-os ao fogo brando sempre mexendo ate formar um creme. Reserve para que esfrie.
Depois de frio, ponha no copo do processador,misture tudo ,acrescentando um pouco de creme de leite.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Preparando uma deliciosa Salada de Fruta


  • Para prepará-la, só necessitamos matéria-prima de qualidade: frutas variadas acompanhadas de frutos secos, sucos de frutas, mel ou açúcar, iogurte natural ou com sabor, cereais, especiarias (canela e baunilha), ervas aromáticas (menta e verbena) ou licores.
  • Lave e descasque as frutas (se for necessário) e corte-as sobre uma vasilha funda para aproveitar os sucos.
  • Se utilizar frutas que se oxidam com o contato do ar (maçã, pêra, banana), é preciso salpicá-las com suco de limão para que elas não fiquem pretas.
  • Prepare uma calda leve para macerar as frutas. Coloque em uma panela água e suco de limão, leve à ebulição para que seu volume diminua e agregue açúcar. Deixe esfriar e macere as frutas nesta calda durante pelo menos meia hora, guarde na geladeira.
  • As saladas devem ser tiradas da geladeira cerca de dez minutos antes de servir para que as frutas estejam na temperatura ambiente.
  • Pode-se enriquecê-las com iogurte, cereais, frutos secos e passas, além de um pouco de licor.
  • Para aproveitar ao máximo os nutrientes das frutas, o melhor é usá-las rapidamente. Mas, como nem sempre isso acontece, devemos tentar conservá-las em perfeito estado.
  • Nas condições normais de uma casa, existem poucas frutas que podem se manter por mais de uma semana.
  • Se as frutas ainda não estão em seu ponto ideal de amadurecimento, devemos deixá-las em um lugar escuro e com 20°C de temperatura.
  • Quando as frutas estão maduras, é conveniente guardá-las na geladeira (exceto as bananas) ou em um lugar escuro com temperatura média, assim evitaremos que elas apodreçam.
  • Nunca devemos guardá-las em sacolas de plástico. As frutas precisam de oxigênio e, se forem guardadas dessa forma, acabam sendo consumidas, perdendo sabor e nutrientes.
  • Os morangos, as framboesas e algumas frutas pequenas apodrecem rapidamente. Devemos consumi-las até no máximo 3 dias depois das compras. Enquanto isso deve conservá-las na geladeira.
  • Nunca devemos comprar cítricos que estejam ainda verdes, já que uma vez arrancados da árvore ele não amadurecem mais. O mesmo ocorre com os pêssegos verdes. Com o tempo, eles amolecem, mas não amadurecem mais.
  • Se os kiwis estiverem verdes, coloque-o em uma sacola de papel junto com uma maçã madura; o ácido málico que esta fruta desprende acelerará seu amadurecimento. Isto também pode ser feito com a maioria das frutas quando o objetivo é acelerar seu amadurecimento.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pao de Queijo


Existe alguém que nao gosta de pao de queijo?
alguem que resista a esse paozinho mineiro macio e quentinho?

Se existir, eu ainda nao conheco!


Ingredientes:
  • 400g de Polvilho (aqui na Alemanha uso Madioka Mehl, que voce encontra em qualquer mercado asiático ou brasileiro)
  • 200g de queijo mussarela ralado (aqueles pacotinhos de queijo para recheio de pizza)
  • 2 ovos
  • 75ml de leite
  • 75ml de água
  • 75ml de óleo
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal

Modo de Fazer:

Em uma vasilha misture o polvilho e o sal. Reserve. Em uma panela pequena ferva o leite, a água e o oléo juntos. Em seguida misture esses liquidos com os secos reservados anteriormente na vasilha. Espere esfriar um pouco,
adicione 1 ovo de cada vez e misture bem usando as maos. Acrescente o queijo e misture muito bem, até formar uma massa uniforme. Feito isso, deixe a massa descansar por 15 minutos. Enrole bolinhas do tamanho desejado
com as maos untadas em oleo ou manteiga. Dica: quanto menor o tamanho do paezinhos, mais gostoso ele ficará! Asse em forno pré aquecido a 180ºc, quando comecar a ficar levemente dourado retire do forno, o que leva 10 a 15 minutos.


Pronto!


* desculpem a falta de acentos, culpa do teclado.


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Frango Xadrez fácil


Ingredientes:
  • 03 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias cortadas em pétalas
  • 2 dentes de alho esmagados ou picados
  • 500 g de peito de frango em cubos
  • Sal a gosto
  • 1 pimentão verde cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • meia de xícara de molho shoyu
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1/2 xícara de cha de água
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado (opcional)
Modo de fazer:

Em uma frigideira ou panela grande, misture a metade do azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe fritar. Retire e coloque em um prato. Na mesma panela, coloque o sal, o restante do azeite e frite os pimentões por 5 minutos. Tire e coloque em outro prato. Ainda na mesma panela, coloque o frango e frite até dourar.
Coloque todos os ingredientes novamente na frigideira, misture bem com uma colher de pau e refogue por mais 2 minutos. Em uma xicara, misture o molho shoyu, a maisena e a água. Mexa bem e junte a mistura de frango. Cozinhe mexendo constantemente ate formar um molho espesso. Coloque em uma travessa e polvilhe com amendoim
. Sirva quente. Pronto! * pode usar pitadas de acucar pra equilibrar a acidez do molho shoyo.

domingo, 12 de setembro de 2010

Torta Glória de Blumenau


Todo mundo sabe que nao gosto muito de doces, mas essa torta aqui....
Essa da foto foi a primeira que eu fiz, entao por isso que está bem feinha, mas estava deliciosa.

Para fazer a massa: 
- 2 pacotes de biscoito de amido de milho (bolacha Maria, para os íntimos)
- 5 colheres de sopa de margarina sem sal, totalmente derretida

Para o recheio:
- meio litro de leite
- 2 gemas
- 50 gramas de amido de milho
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite com soro
- essência de baunilha a gosto
- meio quilo de morangos lavados e sem os cabinhos

Para a cobertura:
- 200 gramas de chocolate meio amargo picado
- 400 gramas de chocolate ao leite picado
- 1 lata de creme de leite com soro
- 1 colher de sopa de rum (opcional)
- morangos com cabinhos para enfeitar

Modo de Preparo da massa:

Bata os biscoitos num processador ou liquidificador até virar uma farinha.

Despeje numa vasilha e vá adicionando, aos poucos, a margarina derretida.

Obs.: O ponto da farofa é quando ela está meio úmida.

Modo de Preparo do recheio:

No liquidificador, bata o leite, as gemas, amido de milho e reserve.

Numa panela em fogo baixo, coloque quase todo o leite, o leite condensado e o creme de leite.

À parte misture o restante do leite, o amido de milho, as gemas e essência de baunilha.

Mexa bem e junte à mistura da panela. Leve ao fogo e vá mexendo, sem parar, até engrossar.

Retire a massa do forno e recheie com o creme. Cubra com os morangos.


Modo de Preparo da Cobertura:

Em banho-maria, misture os dois chocolates até derreter bem. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite,

aos poucos e mexendo sempre. Coloque o rum e misture mais.

Você vai cobrir a torta com esta mistura até tampar todos os morangos.

*** Balance a fôrma para acertar o nível. Leve à geladeira por duas horas.

*** Passado esse tempo, desenforme e enfeite com os morangos com cabinho.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Penne á Carbonara de camarao


Adaptacao do tradicional molho Carbonara. Só que numa versao mais light e menos enjoativa, ja que nao entra nem ovos nem bacon...

A
prendi com a família com a qual morei, na Áustria... é fácil, rápido, elegante e delicioso!

Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 200g de camarao-rosa médio
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- suco de meio limao grande
- 1 xicara grande de leite com 1 colher de sopa de maizena dissolvida

- 1 pote de creme de leite (aqui na Alemanha uso Creme fraichê)

- Sal a gosto



Modo de fazer:
Deixe o camarao, previamente descongelado, de molho no suco do limao por 15 minutos. Em seguida, refogue o camarao no azeite de oliva pre-aquecido com parta da cebola e do alho, deixe 4 min , retire-os da panela e reserve. Na mesma panela refogue a cebola e o alho picados, quando dourar adicione a xicara de leite com a maizena dissolvida, mexa até engrossar. Em seguida, jogue os camaroes e o creme de leite (ou creme fraichê), acerte o sal e está pronto.

* pode ser servido com Penne, espagueti, farfalle, talharim, tanto faz.
* o camarao pode ser substituido por atum, presunto em tiras ou bacon. Nesse caso, nao precisa ser retirados, podem ser refogados junto com a cebola e o alho ate o final da receita. (meu preferido é o de atum! ♥)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dieta já!


Voltei pra dieta.


Essas delícias estao expressamente proibidas, mas os post continuam (com receitas que ja fiz)!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Salmao ao molho agridoce


Rendimento: 2 porcoes

Ingredientes:

- 2 postas de Salmao
- suco de meio limao grande
- sal e pimenta a gosto

- 1 xicara de suco concentrado de maracujá ( ou manga, ou laranja, voce escolhe)
- 1/2 xicara de água
- 1 colher de chá de maisena (dissolvida na água)
- 1 colher chá de açúcar

Modo de fazer:
Tempere o salmao com o suco de limao, sal e pimenta, reserve por 20 minutos. Enquanto isso prepare o molho: junte numa panela o suco da fruta que voce escolheu, a maizena dissolvida na meia xícara de agua e o açúcar, leve ao fogo mexendo sempre até engrossar (acerte o doce ao seu gosto, acrescentando mais
açúcar se achar necessário). Grelhe o salmao numa frigideira com 2 colheres de sopas de azeite de oliva.
Servir com arroz branco, batatas rösti ou batata saltê.

Pr
.onto

* o molho que está nessa foto é de manga, uma delícia tambem!

domingo, 5 de setembro de 2010

Chilli com carne




Quer uma receita fácil, rápida e gostosa? é essa!
"Chilli con carne" é uma receita americana, apesar do nome espanhol. Em 1977 virou - por lei - prato típico do Texas.
Eu nunca tinha comido, até morar na Áustria e ver minha família austríaca fazendo sempre... aprendi e quando estou com preguica de cozinhar, esse é o prato perfeito.

Ingredientes:
- 400gr de carne moída
- 1/2 Pimentao Vermelho picado
- 1 lata pequena de milho
- 300gr de feijao mulatinho cozido (aqui na Alemanha eu uso 1 lata do Kidneybohne)
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 1/2 cubo de caldo de carne (ou verdura) dissolvido em 1/2 copo de agua
- 1 lata de Molho de tomate
- Sal e Chilli em pó a gosto

Modo de fazer:
Tempere a carne moída a seu gosto. Em seguida refogue apenas a carne numa panela ate ela soltar todos o liquido e secar um pouco. Numa frigideira grande, colo 3 colheres de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho, quando dourar jogue a carne moída. Refogue durante uns 5 minutos. Em seguida jogue o pimentao picadinho, o cubo de carne dissolvido em agua, o milho e o feijao, refogue mais um pouco e acrescente o molho de tomate, sal e o chilli. Tampe a frigideira e deixem apurando durante 10 a 15 minutos. Servir com arroz branco.

e só!

* Rendimento: 4 porções

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

So-zi-nha


Maridao foi pra Leipzig a trabalho.


Sozinha hoje e amanha.


Alguem me faz companhia?


Alguem? Alguem?

Nhoque fácil



Ingredientes:


- 600 g de batatas (que sao +- 6 batatas médias)


- 1 gema


- 1 colher (sobremesa) de manteiga


- 2 colheres (chá) de sal


- 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar)


Modo de fazer

Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor, deixe esfriar e junte o sal a manteiga, gema e a farinha e misture bem até formar uma massa lisa e firme. Jogue bastante farinha na bancada e enrole a massa formando cordões (tipo uma cobrinha) corte os nhoques e vai colocando numa superficie bem enfarinhada.


Depois de pronto, cozinhe aos poucos numa panela funda com bastante água, sal e um fio de azeite. Quando eles subirem, já está cozido. Eu passo para um escorredor de macarrão enquanto eu vou preparando o molho de a bolonhesa: carne moída + lata de tomate + bastante cebola, alho, sal e manjericão + uma pitada de catchup, que é doce e tira a acidez do molho.

Prontinho!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bolo Prestígio




Atendendo a pedidos segue receita do BOLO PRESTÍGIO que fiz semana passada pra comemorar meu aniversário. Lutei pra conseguir uma receita como queria: de um bolo gostoso, com massa de chocolate e massa branca, alto e que nao fosse enjoativo, já que nao gosto de doces em geral. Encontrei essa receita na comunidade Culinárias e Receitas do orkut, deixo aqui registrado os créditos à querida Lou Marie e Cynthia.


Voce deve ta pensando: "Que trabalheira fazer isso, nao consigo fazer um bolo de ovo, quem dirá fazer um bolo desses!" Mas te digo logo: voce consegue sim!
Eu raramente faco bolos -pq eu e Stefan nao gostamos muito - ou seja, nao tenho prática com isso, mas me aventurei e fiz essa receita. Deu certo!!!! Apesar de ser um pouco trabalhosa (nao vou mentir... ehehehe) é prática, sem contar o resultado que é maravilhoso. O bolo fica doce na medida exata e bem molhadinho, uma delícia, vale a pena!

Agora é lei: aqui em casa em todo aniversário vai sair um Bolo Prestígio!

* Essa receita é especialmente dedicada à minha amiga Danusa (e sua filhota Laurinha) pq com desejo e pedido de grávida nao se brinca! ehehehe


Massa Ingredientes:


- 6 ovos
-2 xícaras de açúcar

- 3 xícaras de farinha de trigo com fermento ou (1 colher sopa de fermento)


- 1 xícara de chocolate em pó


- 200 ml de água100 ml de óleo
Modo de preparo: Misture os ingredientes secos, reserve.Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar. Bata muito bem. Despeje a água e óleo fervente (é isso mesmo fervente) sobre a mistura e misture bem. Desligue a batedeira e acrescente esse creme batido sob os ingredientes secos, misture bem, com o auxilio do fouet, mexendo delicadamente.Asse em fôrma untada e enfarinhada e em forno médio até corar.Tamanho da minha fôrma redonda: 25cm de diâmetro x 6cm de altura.

Recheio:

- 2 latas de leite condensado


- 2 e 1/2 medidas (da lata) de leite


- 1 vidro de leite de coco (200ml)


-3 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho, Maizena (aqui na Alemanha: Mondamim)


- 150g de coco seco ralado

Misture bem o leite condensado, o leite e o leite de coco. Reserve 2 xícaras (400ml) dessa mistura. No restante, junte o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme. Espere esfriar, mexendo de vez em quando para não formar uma nata por cima.

Para utilizar o recheio: Divida a massa assada do bolo em duas partes. Coloque uma parte no prato de servir, regue com parte da mistura acima reservada. Cubra com um pouco do creme. Coloque a outra parte do bolo, regue novamente com a mistura reservada. Espalhe o restante do creme sobre essa parte do bolo. Regue a última parte da massa do bolo e coloque por cima das outras partes recheadas.


Cobertura:


- 250ml de leite


- 150g de açúcar


- 2 colheres (sopa) de cacau em pó


- 1 colher (sopa) de amido de milho


- 1 pitada de sal. 100g de chocolate ao leite em barra derretido

Bater tudo no liquidificador, com exceção do chocolate em barra. Levar ao fogo para engrossar adicionando o chocolate derretido.O cacau deixa a cobertura bem pretinha e com brilho.Colocar essa cobertura, ainda quente, em cima e no lado do bolo, alisando-a com uma faca, polvilhar chocolate granulado, decorar como quiser.

Pulo do gato:
- Bata as claras em neve bem firmes, acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de bater e em seguida, adicione o açúcar, até ficar um creme bem fofo.
- Para assar a massa: forno pré-aquecido, com a temperatura entre 170º a 180º graus, mais ou menos, de 40 a 45 minutos ou de acordo com o seu forno.
- Pra nao ser muito trabalhoso, faca o bolo no dia anterior, corte, monte e aplique a calda e o recheio na fôrma de fundo removível forrada com papel aluminio. Deixe a fôrma dentro da geladeira, com o papel aluminio ou filme plástico por cima. No dia seguinte, eu coloque o bolo no prato que irá serví-lo, faz a cobertura e a decoração e deixei na geladeira até a hora de comer.







Torta de Atum (com pao de forma)

Estava pensando numa receita prática e gostosa pra comecar o blog com pé direito... aí lembrei dessa tortinha gostosa e facílima de fazer. Vamos ver se encorajo minhas amigas de vivem de miojo (Oi Paulete!), aquelas que moram sozinhas a pouco tempo e ainda têm medo da cozinha (Oi May!), aquelas recém-casadas que estao doidas pra inaugurar os presentes que ganhou no chá de cozinha (Oi Mariguete!) ou aquelas que moram na Nova Zelandia e nao gostam de viver a base de pao e fruta como os locais (Oi Noca!) ehehehe

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 cebola ralada 1 lata de atum (nao curte atum? substitua por frango desfiado ou presunto)
- 1 lata de creme de leite (aqui na Alemanha substituo por Creme fraichê, dar super certo)
- 1/2 xícara de azeitonas picadas
- 100 g de uvas passas brancas
- 1 vidro pequeno de maionese
- 1 maçã picada
- 1 pacote de pão de forma (corte a casca)
- Purê de 5 batatas
- Batata palha para enfeitar

Preparo:
Refogue a cebola na margarina e deixe esfriar.Faça um creme com a cebola refogada, o atum esmagado, o creme de leite, as uvas passas, a maçã e a maionese. Tempere e corrija o sal. Unte um refratário com esse creme, e vá adicionando as camada de pão, e os outros ingredientes até terminarem todos. Cubra com maionese e puré de batatas (misturados), polvilhe com batata palha ou cenoura ralada, como desejar.

Conserve na geladeira e sirva somente no dia seguinte.

Bom apetite!


Oi pessoal!


Resolvi criar um blog de receitas depois de ouvir as amigas sempre pedindo as receitinhas que curiosamente me arrisco a fazer, e na maioria das vezes dá certo (mesmo com ingredientes genéricos, pois as vezes nao dá pra encontrar ingredientes idênticos aos brasileiros aqui na Alemanha...)


O foco principal do blog será a CULINÁRIA, mas tambem outros temas femininos serao abordados: turismo (amo!), dieta (ironia ou piada pronta? ahaha), fotografia, dicas domésticas, relacoes humanas... enfim tudo que que rola num bom papo com as amigas "in der Kuche" (na cozinha, em alemao).


Sejam bem-vindos!

:)