quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bolo Prestígio




Atendendo a pedidos segue receita do BOLO PRESTÍGIO que fiz semana passada pra comemorar meu aniversário. Lutei pra conseguir uma receita como queria: de um bolo gostoso, com massa de chocolate e massa branca, alto e que nao fosse enjoativo, já que nao gosto de doces em geral. Encontrei essa receita na comunidade Culinárias e Receitas do orkut, deixo aqui registrado os créditos à querida Lou Marie e Cynthia.


Voce deve ta pensando: "Que trabalheira fazer isso, nao consigo fazer um bolo de ovo, quem dirá fazer um bolo desses!" Mas te digo logo: voce consegue sim!
Eu raramente faco bolos -pq eu e Stefan nao gostamos muito - ou seja, nao tenho prática com isso, mas me aventurei e fiz essa receita. Deu certo!!!! Apesar de ser um pouco trabalhosa (nao vou mentir... ehehehe) é prática, sem contar o resultado que é maravilhoso. O bolo fica doce na medida exata e bem molhadinho, uma delícia, vale a pena!

Agora é lei: aqui em casa em todo aniversário vai sair um Bolo Prestígio!

* Essa receita é especialmente dedicada à minha amiga Danusa (e sua filhota Laurinha) pq com desejo e pedido de grávida nao se brinca! ehehehe


Massa Ingredientes:


- 6 ovos
-2 xícaras de açúcar

- 3 xícaras de farinha de trigo com fermento ou (1 colher sopa de fermento)


- 1 xícara de chocolate em pó


- 200 ml de água100 ml de óleo
Modo de preparo: Misture os ingredientes secos, reserve.Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar. Bata muito bem. Despeje a água e óleo fervente (é isso mesmo fervente) sobre a mistura e misture bem. Desligue a batedeira e acrescente esse creme batido sob os ingredientes secos, misture bem, com o auxilio do fouet, mexendo delicadamente.Asse em fôrma untada e enfarinhada e em forno médio até corar.Tamanho da minha fôrma redonda: 25cm de diâmetro x 6cm de altura.

Recheio:

- 2 latas de leite condensado


- 2 e 1/2 medidas (da lata) de leite


- 1 vidro de leite de coco (200ml)


-3 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho, Maizena (aqui na Alemanha: Mondamim)


- 150g de coco seco ralado

Misture bem o leite condensado, o leite e o leite de coco. Reserve 2 xícaras (400ml) dessa mistura. No restante, junte o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme. Espere esfriar, mexendo de vez em quando para não formar uma nata por cima.

Para utilizar o recheio: Divida a massa assada do bolo em duas partes. Coloque uma parte no prato de servir, regue com parte da mistura acima reservada. Cubra com um pouco do creme. Coloque a outra parte do bolo, regue novamente com a mistura reservada. Espalhe o restante do creme sobre essa parte do bolo. Regue a última parte da massa do bolo e coloque por cima das outras partes recheadas.


Cobertura:


- 250ml de leite


- 150g de açúcar


- 2 colheres (sopa) de cacau em pó


- 1 colher (sopa) de amido de milho


- 1 pitada de sal. 100g de chocolate ao leite em barra derretido

Bater tudo no liquidificador, com exceção do chocolate em barra. Levar ao fogo para engrossar adicionando o chocolate derretido.O cacau deixa a cobertura bem pretinha e com brilho.Colocar essa cobertura, ainda quente, em cima e no lado do bolo, alisando-a com uma faca, polvilhar chocolate granulado, decorar como quiser.

Pulo do gato:
- Bata as claras em neve bem firmes, acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de bater e em seguida, adicione o açúcar, até ficar um creme bem fofo.
- Para assar a massa: forno pré-aquecido, com a temperatura entre 170º a 180º graus, mais ou menos, de 40 a 45 minutos ou de acordo com o seu forno.
- Pra nao ser muito trabalhoso, faca o bolo no dia anterior, corte, monte e aplique a calda e o recheio na fôrma de fundo removível forrada com papel aluminio. Deixe a fôrma dentro da geladeira, com o papel aluminio ou filme plástico por cima. No dia seguinte, eu coloque o bolo no prato que irá serví-lo, faz a cobertura e a decoração e deixei na geladeira até a hora de comer.







1 comentários:

joanna dalva disse...

vc me salvou kkk
me mudei a pouco tempo para Chemnitz e adoro suas receitas e principalmente as dicas de como encontrar os ingredientes bjoooooooooooo

Postar um comentário